segunda-feira, setembro 15, 2014

Chegança

Amanhã começo a trabalhar como metroviário na estação Tietê do metrô.
Sim, dá um frio na barriga. Como poderia não dar?

O que achei mais legal é pensar em como vou estar num dos lugares onde mais passam as pessoas que chegam a essa cidade, de todos os cantos do país. Dezenas de milhares de pessoas que desembarcam com sonhos, expectativas, esperanças, projetos... que vêm muitas vezes trazendo o pouco-tudo que têm nesse mundo, chegando sem nem saber direito o que é um metrô, o que é uma São Paulo, o que é esse monstro filho daquilo que chamamos curiosamente de civilização.

É triste, muitas vezes. São pessoas que em alguns casos serão recebidas por essa cidade indiferente como "o homem que virou suco". Mas elas estão vindo para vender sua força de trabalho, tentar arrumar alguém que pague um salário um pouco melhor para poderem tentar a vida. E vão engrossando as fileiras daqueles que trarão o amanhã para esse mundo, sobre os escombros desse mundo velho. Aqui, muitas vezes, sua cabeça encontrará novas ideias, novos sonhos, e nada nunca mais será o mesmo que antes.

É uma honra poder recebê-los. Espero que eu esteja à altura dessa tarefa, e possa ajudar, só um pouquinho, a essa mudança ser tranquila.

Um comentário:

Débora disse...

Achei mesmo q VC iria dar aula! Lindo texto.