quinta-feira, janeiro 29, 2004

Sexto Post:

Poder e Ambição: Conquistas na Morada dos Desejos

Algum tempo antes da chegada do viajante, ela já estava lá a sua espera. E quando ele colocou seus pés cansados da longa jornada pela primeira vez na Morada dos Desejos, sem nem ao menos saber onde entrava, o mundo inteiro pareceu condensar-se por um momento naqueles lábios rubros que se incendiavam na face pálida da Rainha de Ouros, parada bem à sua frente. Imediatamente, ele sentiu algo dentro de seu Coração, algo que o assustou, mas que também lhe causou uma admiração inexplicável. A Rainha de Ouros não perdia tempo, e já estava bem preparada para tentar aprisionar aquele Coração antes que a oportunidade fugisse entre seus dedos. Mas a verdade é que, de tudo que ela houvesse imaginado que encontraria ali na Morada dos Desejos, nada se comparava ao Coração de Bonecas. Apesar de manter sua pose impassível, por dentro ela reconheceu que se encontrava diante de um poder singular, dentro de uma criatura tão pequena, tão simples. E seu desejo por ele aumentou ainda mais. Ela queria ter todas aquelas Lágrimas e aquele Coração humilde sob seu comando, a seu serviço e às suas ordens. E queria que ele lhe fosse entregue por vontade própria, pois sabia que só assim o possuiria verdadeiramente.
A Rainha esperou alguns minutos em silêncio, enquanto via Coração de Boneca parado, olhando fixamente para ela, claramente confuso e assustado. Ela usou estes minutos, (se é que se poderiam chamar de minutos em um lugar como a Morada dos desejos, onde o Tempo não existe) para estudar bem a situação. Coração de Boneca lhe parecia a mais transparente das criaturas, com um óbvio desejo latente em cada gesto e intenção sua de completar uma missão ridícula e ingênua. Ele era simples e manipulável como um pequeno animal, contanto que acreditasse estar cada passo mais próximo de atingir seus simplórios objetivos. Mas a Rainha também sentiu uma ponta de ódio dentro de si, quando viu que além das intenções óbvias que estavam estampadas nele, o seu poder tornava seu Coração protegido de investidas poderosas e diretas; suas Lágrimas eram um escudo contra a hostilidade e a sedução da Rainha de Ouros, e ela soube que teria de usar outras formas de atingí-lo, especialmente as palavras. E depois de julgar que o recém-chegado estava bem confuso, debatendo-se em sua teia, a Rainha achou que era hora de aproximar seu ataque.
- Você veio do Reino de Copas não é mesmo?
O tom cuidadoso usado nas palavras era um perigo à parte, com a voz perfeita, aveludada da Rainha de Ouros, que penetrava e corria em direção ao Coração, apertando-o e envolvendo-o. Coração de Bonecas engoliu em seco, tentou responder duas vezes antes que pudesse finalmente encontrar uma voz tímida dentro de si e colocá-la para fora em algumas palavras bobas e desajeitadas.
- Vim. Quem é você? Que lugar é este? E como você sabe de onde eu vim?
- Eu sou a Rainha de Ouros, e você está na Morada dos Desejos. Não são muitos que conseguem chegar até aqui, sabia? Eu mesma tenho grande dificuldade de vir até a Morada, mas eu sabia que te encontraria aqui e resolvi me arriscar na jornada. Achei que valeria a pena, e espero que eu não tenha me enganado quanto a isto. – fez uma pequena pausa, olhando calculadamente de cima a baixo Coração de Boneca, com um olhar malicioso de desejo e uma pontada de desprezo fingido. – Sabe, eu detesto me enganar. E você já chega aqui subestimando meus poderes, acreditando que eu não perceberia algo tão simples quanto o fato de você ter vindo do Reino de Copas. Ora, as marcas da Rainha estão impressas em toda parte em você, em seu Coração tolo que está obviamente a serviço dela, tentando cumprir alguma missão que ela própria não teria coragem de realizar. Além disto, de que outro Reino poderia ter vindo uma criatura que derrama Lágrimas o tempo todo? –Seu sorriso abriu-se numa ligeira risada. – É tão típico da Rainha de Copas ter algo assim em seu Reino.
Coração de Boneca queria interrompê-la, dizer as coisas certas na hora certa, e defender sua Rainha que ele acreditava estar sendo insultada. Mas ele apenas permaneceu calado ouvindo a Rainha de Ouros terminar de falar.
- E vejo que você não é um emissário ou viajante qualquer. – sua expressão agora carregava uma ponta de surpresa e inveja, um olhar intimidador que parecia querer invadir o Coração de Boneca e lhe roubar algo lá dentro. E ele quase conseguia. – A Rainha deve confiar muito em você, para ter lhe entregue um pedaço de seu próprio Coração. Mesmo uma Rainha tão tola e ingênua quanto a Rainha de Copas sabe que não se faz tal coisa levianamente, que isto implica em grandes perigos. – A Rainha sentiu então que era hora de uma provocação mais contundente, ela precisava incitar emoções fortes no Coração daquele jovem tolo para poder conduzí-lo mais facilmente. Sempre usava emoções fortes como suas armas, os Corações ficam muito mais vulneráveis quando inebriados por uma paixão. Tornam-se cegos e imprudentes, prontos para uma boa armadilha. – Mas, pensando bem, talvez ela não confie tanto assim em você. Eu posso ver que você não possui inteiramente o Coração da Rainha de Copas. Seria você muito fraco para suportar o Coração de uma Rainha? Ou apenas incompetente para conseguir conquistá-lo? Por que, me diga, você não conquistou o Coração da Rainha? Mesmo tendo você entregado seu Coração cheio de Lágrimas ela não sentiu que poderia confiar em você? – permitiu-se uma pequena risada, sentindo que o Coração ao qual falava se enchia de emoções conflitantes, e que ela conseguira perturbá-lo exatamente como desejava. – Provavelmente ela apenas lhe deixou este pequeno pedaço para convencê-lo a se arriscar em alguma missão que sabia ser extremamente perigosa. Ela deve estar apenas lhe usando para conseguir alguma coisa a mais para enfeitar seu Reino de Copas. Apenas um brinquedo a serviço da vaidade de uma Rainha, mais um Coração perdido e ingênuo em meio aos seus súditos, que acredita um dia poder ser mais do que um servo. Pobre coitado, deve ter alimentado a ilusão a cada passo desde que saiu do Reino de Copas, de que voltaria com o que a Rainha lhe pediu e que finalmente conquistaria seu Coração.
Coração de Boneca não conseguia deixar de concordar com algumas coisas que a Rainha de Ouros falava. De algum modo, mesmo sem nunca ter conhecido ele, ela havia acertado um ferrão certeiro sobre suas maiores inseguranças. Obviamente ele não acreditava que a Rainha de Copas estivesse usando-o e manipulando daquela forma, mas muitas vezes ele realmente se sentia como se estivesse lutando inutilmente para pertencer à Rainha, para ter algum pedaço mínimo do Coração dela e ser algo que nunca poderia. Às vezes ele se flagrava agarrando-se à ingênua esperança de que poderia ter o Coração da Rainha para si, que poderia transformar as coisas. Mas ele sabia que não, e por isto as duras palavras da Rainha de Ouros rasgavam-no por dentro. Mas ele tinha a certeza de que seus medos deveriam pertencer apenas a ele próprio, e que ele não podia deixar uma desconhecida insultar sua Rainha desta forma. Além disto, ele ainda possuía um fragmento do Coração da Rainha de Copas. E isto era o suficiente para que ele conseguisse continuar em frente.
- Da mesma forma que entreguei meu Coração à Rainha de Copas por minha própria vontade, eu venho nesta missão com meus próprios motivos. A Rainha jamais me mandaria em alguma missão por vaidade, e se você tem coragem de dizer algo assim é porque desconhece o Coração da governante do Reino de Copas. Por isto, eu lhe digo que pare de ofender minha Rainha e deixe-me continuar em minha missão.
A Rainha de Ouros estava verdadeiramente admirada com Coração de Boneca. Agora admitia para si mesma, e apenas para si mesma, que em sua primeira impressão o havia subestimado. Enquanto ele lhe dizia aquelas palavras cheias de ódio e de determinação, enfrentava uma Rainha cara a cara sem hesitar, seus olhos não paravam de derramar Lágrimas. Por mais que ele não tivesse seu Coração cheio de certeza, ele o tinha repleto de determinação para enfrentar suas dúvidas. Ela não o venceria pelo medo. Ela poderia o derrotar facilmente, mas não era isto que desejava. A Rainha de Ouros tinha consigo mesma uma norma de conduta, de um modo bem particular, que não desrespeitava, apesar do que pudessem pensar todos os outros a respeito de sua integridade, e atacar Coração de Bonecas para derrotá-lo era algo que ela não faria. Mas ela não desistiria tão facilmente de conquistar seu Coração e tirá-lo da influência da Rainha de Copas.
- Alguma vez você já enxergou dentro de si mesmo? Eu enxergo seu Coração, e posso ver que ele é delicado e vulnerável. Mas eu também consigo enxergar o poder dentro dele. Um poder que você mesmo parece desconhecer. Eu sei que você colocou este poder nas mãos da Rainha de Copas, mas também sei que é capaz de retirá-lo, e que é capaz de conquistar milhares e de erguer Palácios com a força que há nele. – a Rainha de Ouros sabia que era inútil um confronto dissimulado, ela decidiu retirar suas máscaras. – Fique ao meu lado Coração de Boneca. Junte-se a mim em meu Reino, e eu lhe entregarei tudo o que a Rainha de Copas jamais lhe dará.
- Agradeço sua oferta, mas meu Coração já encontrou seu Reino, e minhas Lágrimas já foram secadas. As mágoas que carrego dentro de mim não são todas minhas, e eu caminho agora para poder apaziguá-las e retornar para o meu lar. Eu sei que eternamente buscarei por algo que não será meu, mas eu ao menos sei onde posso encontrar isto. Meu Coração, agora e sempre, pertence à Rainha de Copas, e esta escolha não é minha e não sou eu quem pode desfazê-la. Eu posso, sim, ver dentro de seu Coração também Rainha de Ouros, e sei que você também busca. Seus olhos não têm Lágrimas e sua força é maior do que a minha, mas ainda assim você busca como eu. Nossos Corações são outros, e você é a governante de seu Reino, onde todos os Corações te pertencem e te adoram. Sua busca, como a minha, é eterna, e isto nós temos em comum. Se você partiu de seu Reino e veio até a Morada dos Desejos buscando o que falta em seu Coração, eu espero que você encontre o quanto antes. Apenas lamento que não possa lhe ajudar, pois você veio aqui atrás de meu Coração, que é um Coração conquistado. E, se existe mesmo este poder em meu Coração que você diz e que eu sou incapaz de perceber, ele será então suficiente para que você me deixe. Ele servirá para que seus truques não sejam suficientes para me fazer esquecer que o meu Coração não pertence a mim mais do que ele pertence à Rainha de Copas. Você é uma Governante, e sua ambição é imortal. Eu não desejo Reinos ou poder, tudo o que eu desejo é reconstruir o que foi partido no Coração de minha Rainha.
A Rainha de Ouros sabia que era inútil. Sua frustração latejava em seu peito querendo dar vazão na forma de um ódio destrutivo, que acabasse de uma vez por todas com aquele Coração que ela não conquistaria, como se ele nunca houvesse existido. Mas nem isto ela pôde, pois desta vez ela havia sido derrotada. O seu Coração não fora conquistado e nem seu Reino perdido, mas ela sabia que era apenas porque Coração de Boneca não desejava isto. O que ela pensava que seria apenas mais uma simples conquista para a perfeição de seu Reino, revelava-se uma humilhante derrota na qual ela seria poupada. E ambos sabiam que ela poderia derrotar e esmagar Coração de Boneca em um piscar de olhos, se assim quisesse seu ganancioso Coração de Rainha. Mas a sua derrota era exatamente esta: ela não queria esmagar o Coração de Boneca. A Rainha, apesar de orgulhosa, sabia ser sensata quando era necessário.
- Muito bem Coração de Boneca, você tem minha permissão para continuar em sua missão em nome do Reino de Copas. O futuro é longo e os Corações mudam. Um dia nos reencontraremos, quando o Reino de Ouros for ainda mais poderoso, e meu Palácio será a verdadeira Morada dos Desejos. Até lá, persiga os Desejos de sua Rainha. Eu mesma guiarei seu Coração através deste lugar para que você encontre o que busca.
Coração de Bonecas deixou a Rainha de Ouros para trás com uma reverência, e alguns passos depois já não sabia se havia permanecido por alguns minutos ou por muitos anos na Morada dos Desejos. Mas ele soube que havia encontrado o que procurava, quando sentiu dentro de si o fragmento do Coração da Rainha de Copas agitar-se. E, dentro das névoas que envolveram seus pensamentos, Coração de Bonecas viu um lugar distante. Foi a Rainha de Ouros, ainda guiando-o em seus pensamentos, que lhe instruiu sobre sua visão. Os jardins perfeitos e o Palácio que se estendiam nos seus sonhos pertenciam a outro Reino. Eles eram o domínio da Rainha de Espadas, e os Desejos de sua Rainha buscavam por aquele lugar. Era lá o próximo destino em sua busca.

Nenhum comentário: